Convidá-Lo Entrar

Escrito por Isabel Jennings

Durante anos, sofri com dores nas costas, o que me impediu de me envolver totalmente na vida. Doeu sentar-me. Doeu deitar-me. Doeu andar. Eu não podia brincar com meus filhos. Eu era incapaz de plantar meu jardim. Era difícil limpar minha casa e fazer o jantar resultou em espasmos nas costas.

Fui a vários médicos e, enquanto eles tentaram ajudar, a dor permaneceu. Houve tantas noites em que me levantei com dor, e chorei minhas frustrações para Deus. "Salve-me! Cure-me! Eu sei que você é capaz!"

Você já esteve em uma situação em que você estava no meio de algo que era muito maior do que você, algo tão fora de seu controle, que você não achava que seria capaz de fazê-lo até o fim? Ou talvez tenha sido algo que você implorou a Deus para intervir e salvá-lo?

Um homem está atrás das grades, com a pomba do Espírito Santo pairando sobre ele. Nem todas as prisões têm muros e grades.

Em Atos 16, Paulo e Silas foram espalhar o evangelho em Filipos. Eles eram novos na cidade, e como era seu costume, eles saíram da cidade para encontrar aqueles que se reuniam para orar lá.

No seu caminho, uma serva que estava possuída por um espírito adivinhador começou a segui-los e clamar "estes homens são os servos do Deus Altíssimo, que nos proclamam o caminho da salvação." Esta jovem seguia-os para onde quer que fossem durante muitos dias, gritando sempre a mesma mensagem.

Talvez isso tenha sido dito de forma provocante, a Bíblia não nos diz, mas diz que Paulo ficou irritado. Ele ordenou que o espírito saísse dela. Ela imediatamente foi libertada, e não podia mais prever o futuro.

Seus mestres ficaram furiosos porque ela os fez ganhar muito dinheiro. Eles arrastaram Paulo e Silas para o mercado, e diante das autoridades da cidade. Paulo e Silas foram severamente espancados e depois jogados na prisão. O carcereiro os colocou em uma prisão interna e prendeu seus pés em estoques.

Uma jovem está em cima da cerca de uma fazenda examinando a terra. Jesus disse que neste mundo teríamos problemas, mas Ele venceu o mundo.

Servir a Cristo não significa que nossas vidas de repente se tornem livres de qualquer problema. Em João 16:33 Jesus disse: " Aqui na Terra terão muitos sofrimentos. Mas tenham coragem, porque eu venci o mundo!"

Jesus estava dizendo aos discípulos que eles deveriam esperar que os problemas viessem, mas que esses problemas não tinham que derrotá-los, porque Ele foi vitorioso sobre todos eles.

Paulo e Silas haviam resgatado uma jovem da escravidão demoníaca. Eles estavam fazendo o que deveriam estar fazendo como crentes. Todos deveriam ter ficado emocionados e se regozijando com a liberdade dessa mulher, mas em vez disso eles se viram em apuros.

Eles foram relegados para a prisão interna onde o pior dos criminosos foram mantidos. Todo o bem que eles estavam fazendo, a propagação do evangelho, foi temporariamente pausado para eles. Seu futuro tornou-se incerto. Eles foram feridos pelo espancamento severo, e por tudo o que sabiam, eles poderiam ser condenados à morte no dia seguinte.

Uma flor branca cresce em meio a um campo de papoulas vermelhas. Às vezes, você não fez nada de errado e está apenas no meio da perfeita vontade de Deus.

Atos 16:25 OL: Cerca da meia-noite, quando Paulo e Silas oravam e cantavam hinos ao Senhor, escutados pelos outros presos

Paulo e Silas poderiam ter chorado amargamente. Eles poderiam ter ficado desanimados. Eles poderiam ter questionado se realmente tinham ouvido de Deus estar naquela cidade, em primeiro lugar. Em vez disso, Paulo e Silas fizeram três coisas que poderíamos aprender com eles:
1. Eles se uniram.
2. Cantavam hinos a Deus.
3. Eles oraram.

1-Encontre alguém para apoiar a sua fé.

Paulo e Silas eram dois crentes de mentalidade semelhante, ambos na mesma situação e apoiando um ao outro em seu tempo de julgamento.

Eclesiastes 4:9-10 OL: O trabalho realizado por dois é sempre mais proveitoso. Se um cair, o outro levanta-o; se estiver sozinho, ao cair, ver-se-á em grande dificuldade.

Salmos 133:1OL: Como é bom e agradável que os irmãos vivam em união!

Hebreus 10:24-25 OL: Procuremos desenvolver entre nós o amor fraternal e estimulemo-nos a fazer o bem. Não descuidemos a nossa participação na comunidade dos crentes, como muitos fazem. Pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, tanto mais que vemos aproximar-se o grande momento da sua segunda vinda.

Encontre alguém que entenda o que você está passando e possa ajudá-lo a se levantar ou te ajudar em suas provações. Um indivíduo ou grupo que irá incentivá-lo com o que a Bíblia diz sobre suas provações. Encontre alguém que irá orar com você e segurá-lo, quando você não pode ficar sozinho.

Duas jovens abraçam o pescoço uma da outra. Incentive a fé das pessoas ao seu redor.

2- Louvar a Deus

A Bíblia não nos diz que tipo de hinos Paulo e Silas cantaram, mas podemos imaginar que eles se lembraram de canções que aprenderam em sua juventude. Eles podem ter cantado canções que Davi escreveu quando estava em desespero e sendo perseguido por seus inimigos:

Salmos 18:2-3: O Senhor é minha rocha, minha fortaleza e meu libertador; meu Deus é minha rocha, em quem me refugio, meu escudo e o chifre da minha salvação, minha fortaleza. Chamei ao Senhor, que é digno de louvor, e fui salvo dos meus inimigos.

Salmos 18:32-33 OL: Deus é quem me fortalece; faz-me andar em perfeita segurança. Faz com que caminhe com passo bem firme, como as gazelas sobre os cumes.

Salmos 27: 1- 3 OL: O Senhor é a minha luz e a minha salvação. Quem temerei? O Senhor é a força da minha vida.De quem terei receio?
Quando os malvados, meus adversários, se lançaram contra mim, para comerem a minha carne, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército inteiro me cerque, o meu coração não terá medo;ainda que me declarem uma guerra mortal, eu confio em Deus.

Salmos 28:7 OL: Ele é a minha força, o meu escudo contra todo o perigo; o meu coração confiou nele e fui socorrido. Por isso, salto de alegria; louvarei o Senhor com o meu canto.

Salmos 31:14-15 OL: Mas eu confio em ti, Senhor, e digo: “Tu és o meu Deus!” Todo o tempo da minha vida está nas tuas mãos; livra-me dos que me perseguem.

Salmos 34:1 OL: Louvarei o Senhor em todos os momentos; louvá-lo-ei aconteça o que acontecer.

Um jovem prisioneiro reza. Talvez Paulo e Silas não estivessem orando para sair da prisão. Talvez eles estivessem orando para que Deus interviesse nisso.

Lembre-se das músicas que você cantou, a última vez que você estava em uma batalha? Comece a cantar essas músicas. Comece lembrando a si mesmo o que Deus fez por você no passado, e como Ele o trouxe em sua última batalha.

Lembre-se dos versículos bíblicos que Ele tornou reais durante a sua última prova. O que você aprendeu nessa batalha, também é relevante para esta nova batalha!

3- Rezar

Actos 16:26-28 OL: deu-se de súbito um grande terramoto; a prisão foi abalada até aos alicerces, as portas abriram-se e as cadeias de todos os presos cairam! O carcereiro acordou, viu as portas da prisão abertas e, julgando que os presos tinham escapado, puxou da espada para pôr fim à vida. Mas Paulo gritou-lhe: “Não faças isso! Estamos todos aqui!”

Paulo e Silas se reuniram, oraram e cantaram hinos. Então a terra tremeu, e todas as portas da prisão se abriram. Eles poderiam ter escapado facilmente e isso é precisamente o que esperávamos. Mas a Bíblia diz que ninguém se moveu para escapar.

Por quê? A porta não estava abrindo sua libertação? Essa intervenção divina não estava lhes proporcionando uma maneira de escapar de seus problemas? Não era assim que esperávamos que Deus os libertasse desse problema?

A Bíblia não nos diz o que eles oraram naquela meia-noite. Nós esperaríamos que suas orações fossem "Deus nos salve!" "Deus, por favor, nos tire daqui!"? E se eles reconhecessem que a soberania de Deus os levou a essa situação, mesmo que a situação fosse mais do que eles poderiam lidar?

E se eles não estivessem pedindo a Deus para salvá-los da situação, mas em vez disso estivessem pedindo a Deus para VIR estar com eles EM sua situação? Talvez Paulo e Silas estivessem orando para que o Rei da Glória entrasse (Salmos 24:7-8) no meio da prisão.

Talvez estivessem orando para que Ele fizesse Sua presença conhecida no pior lugar, em sua situação sem esperança. Quando a terra tremeu e as portas daquela prisão se abriram, não havia como negar que Deus tinha aparecido para estar com eles na prisão.

A sua presença trouxe-lhes a paz de que precisavam para enfrentar a situação em que se encontravam. Todo prisioneiro naquele dia ouvia seus hinos e orações, e sabia que o Rei havia entrado naquela prisão escura. Era inegável.

Um garotinho segura um troféu enquanto seu pai fica orgulhoso ao seu lado, evitando que ele caia da plataforma. Se Deus estiver com você, você vencerá.

Que situação você está enfrentando hoje? Você está orando para que Deus te salve dela ou você está orando para que Ele esteja com você no meio dela?

Se Ele está com você, você não pode falhar. Se Ele estiver com você, você vai acabar onde deveria estar. Se Ele estiver com você, Ele fará com que ele descubra como deve ser. Se Ele estiver com você, será inegável para aqueles ao seu redor, e eles ficarão maravilhados com o que Deus faz. Mesmo que as coisas não saiam como você planejou, se Ele estiver com você, você pode ter esperança de que tudo ficará bem.


Talvez essa experiência tenha sido o fundamento do que Paulo escreveu mais tarde em uma carta à igreja nesta mesma cidade:

Filipenses 4:6-7: Não se preocupe com nada, mas em todas as situações, por oração e petição, com ação de graças, apresente seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que transcende todo entendimento, guardará seus corações e suas mentes em Cristo Jesus.


Eu sei que Deus um dia me curará completamente porque Sua palavra promete isso. Mas até que esse dia esteja plenamente materializado, vou manter meus olhos nEle e louvá-lO. Vou convidar Deus para a minha situação diária.

Ele é meu conforto, minha esperança e Ele é o portador da paz para a minha situação. Se Ele estiver comigo, poderei enfrentar todas as situações de frente. Filipenses 4:13: Eu posso fazer tudo isso através daquele que me dá força.

Seja qual for a prova que você está enfrentando, tome um momento hoje para orar para que Sua presença seja evidente em sua situação. Se Deus estiver com você, você vai conseguir.

Duas jovens abraçam o pescoço uma da outra. Incentive a fé das pessoas ao seu redor.
Uma flor branca cresce em meio a um campo de papoulas vermelhas. Às vezes, você não fez nada de errado e está apenas no meio da perfeita vontade de Deus.
Um garotinho segura um troféu enquanto seu pai fica orgulhoso ao seu lado, evitando que ele caia da plataforma. Se Deus estiver com você, você vencerá.

 

Siga-nos nas redes sociais:

 


O Livro Copyright © 1981, 1999, 2017 via Biblica, Inc.® Usado com permissão da Biblica, Inc.®. Todos os direitos mundiais reservados.

Copyright © | A Palavra de Deus | All Rights Reserved

DMCA.com Protection Status